quinta-feira, março 20, 2014

Um Caso de Sucesso!

Posted by with No comments

Bridgewater State University, há mais de 10 anos a cooperar com Cabo Verde




Instituição americana de ensino superior que tem colaborado activamente com Cabo Verde desde 2002.

As relações entre Cabo Verde a Bridgewater State University (BSU) remontam a 2002, revela Harold Tavares, Director Assistente dos programas externos e envolvimento internacional da BSU residente em Cabo Verde. Em Outubro desse ano, o primeiro-ministro José Maria Neves encontrava-se de visita oficial aos EUA e deslocou-se à BSU.

Nesse mesmo ano, a universidade passou a contar com um novo presidente Dana Mohler-Faria, um descendente de cabo-verdianos, que se mantém em funções até hoje.

José Maria Neves terá solicitado aos dirigentes da BSU que a instituição prestasse apoio na criação da universidade pública em Cabo Verde – que em 2007 viria a ser inaugurada como Uni-CV. “Nesse âmbito fizemos a primeira visita a Cabo Verde em 2005”, conta Harold Tavares.

Além do envolvimento do processo de formação da Uni-CV, o representante da BSU explica que a instituição também apoiou Cabo Verde em projetos como Millennium Challenge Account. “Um professor da Bridgewater trabalhou no primeiro draft da proposta para o MCA”.

A partir de 2008, a BSU começou a com os programas de visitas de estudo dos estudantes a Cabo Verde, entre os quais constam alunos descendentes de cabo-verdianos.

“Todos os anos, desde 2008, há visitas de estudantes de Educação. Eles são futuros professores e a ideia é dar-lhes a conhecer a realidade de Cabo Verde”.

Muitos destes alunos depois vão trabalhar em comunidades onde grande parte da população é formada por descendentes de cabo-verdianos. Além de Cabo Verde, a BSU possui programas de intercâmbio com 35 países (dados site oficial).

Na mesma época, uma equipa da reitoria da Uni-CV deslocou-se a Bridgewater onde foi assinado um protocolo de parceria entres as duas instituições que envolve o intercâmbio de estudantes, tanto a nível de mestrado com bolsas de estudo para áreas específicas, principalmente educação, bem como um intercâmbio a curto prazo de quatro meses. Esta medida está enquadrada na estratégia da Uni-CV em capacitar a sua “massa docente” de modo a responder à demanda do mercado, garante Tavares.

Além da Uni-CV, a instituição americana assinou recentemente uma parceria, na área da liderança, com o Instituto Pedro Pires. Os alunos do IPP vão deslocar-se neste verão aos EUA para conhecer melhor a estrutura governativa americana, nomeadamente o Congresso Americano.

Os custos da estadia nos EUA são arcados pela BSU. Segundo Harold Tavares, trata-se de uma estratégia enquadrada nas actividades do centro de estudos cabo-verdianos existente na Bridgewater.

Entre outras instituições apoiadas pela BSU no país, está o jardim Barack Obama, localizado no bairro Alto da Glória (ver reportagem), o liceu Amílcar Cabral em Assomada e o liceu Teixeira de Sousa em São Filipe (Fogo). Aquando das visitas de estudo dos alunos norte-americanos instituições como as Aldeias SOS fazem parte do programa.

“Temos estado a servir como um ponto focal entre Cabo Verde e os EUA”, esclarece Harold Tavares, nomeadamente a nível das relações com outras instituições de ensino superior nos EUA.


Centro de estudos cabo-verdianos da BSU

Em Janeiro de 2014, surgiu na Bridgewater um Centro de Estudos Cabo-verdianos liderado por João Rosa, um professor de origem cabo-verdiana. Para o representante da BSU “trata-se de um passo em frente na parceria entre Cabo Verde e os EUA”.

A universidade está localizada numa região onde há uma grande concentração da comunidade cabo-verdiana existindo assim “a necessidade de existir um centro com dados onde qualquer pessoa pode encontrar informação e documentos sobre o país”. O centro será apresentado em Cabo Verde em Abril.

Escola Internacional Americana para Cabo Verde

“Achamos que estando em Cabo Verde temos muito a ganhar”. Por conseguinte, o maior projeto da Bridgewater State University no país é ter um espaço próprio no país. “Um centro, com salas e com todos os recursos necessários, onde professores da Bridgewater pudessem dar formação, por exemplo”. Um projeto a ser concretizado ainda em 2014.

A primeira Escola Internacional Americana é outra proposta em cima da mesa. A instituição vai abranger o ensino do pré-escolar ao secundário. Um espaço não só para a comunidade diplomática mas também para cabo-verdianos. “Esperamos que num futuro bem próximo” seja possível realizar esta ideia salienta o representante local da BSU.

O basquetebol é outra aposta da BSU, assim em Agosto de 2013 a BSU trouxe uma equipa que participou num jogo amigável com os Tubarões Martelo (selecção nacional).
Perfil

A Universidade de Bridgewater surgiu enquanto escola em 1840 e é uma instituição pública de ensino superior situada em Bridgewater, Massachusetts, Estados Unidos. É a segunda maior instituição do sistema de ensino superior a nível estadual a seguir à Universidade de Massachusetts. Actualmente a universidade é considerada como a "sede da formação de docentes na América".

19 de Março de 2014
Fonte: http://estudante.sapo.cv/artigos/artigo/bridgewater-state-university-h-365369.html
Reacções:

0 comentários: