sexta-feira, janeiro 25, 2013

Biblioteca Universitária e Confort Zone

Posted by with No comments

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação lançou há dias o site da Biblioteca Digital (http://www.bibliotecauniversitaria.gov.cv). Segundo o Ministério, " Num encontro entre as associações estudantis e o Ministro do Ensino Superior, eis que surgiu uma solução inovadora. Estes sugeriram a criação de um portal de material didáctico básico, em acesso livre. Concebido para proporcionar material básico, o projeto experimental B-U (Biblioteca Universitária para o Ensino Superior), nascido desse encontro, representa uma resposta à altura da demanda."

Constitui sem dúvida uma iniciativa interessante procurar integrar conteúdos num espaço em que a comunidade académica e sociedade possam interagir com o conhecimento em diversas àreas. Aliás, neste aspecto, a Universidade de Cabo Verde vem desde 2007 investindo na consolidação do seu Portal da Biblioteca. Um aspecto que eu gostaria de trazer aqui como sugestão e eventualmente para discussão, é pensarmos estas iniciativas para ao mesmo tempo não nos limitar na abrangência dos conteúdos.

A discussão à volta das bibliotecas digitais, e já agora sobre o ensino on line já tem uma história e experiência acumuladas que nos obriga a estar atentos. Na minha perspectiva lançar a nossa Biblioteca Universitária sem no mesmo instante colocar claramente e em destaque os links para  os recursos testados e free da MIT Open CourseWare, MIT EDX (MIT-HARVARD Initiative), TED, ITunes U, Khan Academy, ou GOOGLE Education e outros, constitui um desconhecimento da realidade da educação on line ou então uma tremenda "finta" aos alunos e à comunidade académica.

Uma discussão sobre isto parece ser oportuno, até pela necessidade real que enfrentamos, para se mexer no paradigma do sistema,  e no processo de ensino e aprendizagem em Cabo Verde. Sei que muitos virão com o argumento da barreira linguística, mas discutir isso seria como discutir o óbvio. É ficar no Confort Zone, quando na verdade precisamos todos de "Unlock Knowledge and Empower Minds"
Reacções:

0 comentários: