Facebook
O Son varia com a L´Atitude.

quinta-feira, junho 23, 2011

A propósito de uma conversa com Ricardo de Deus


O Ricardo me chama para um "só se for agora" no Café Sofia.
A nossa conversa gira em torno do que ainda pode ser feito com música e aqui mesmo na tapadinha. Não é um papo de angústia, pelo contrário, exploramos possibilidades.

Ricardo fala de um Clube. Sim, um espaço aonde fazemos, falamos, nos encontramos em música.

Um Clube da Música, ou de Músicos? O nome não interessa. Ou interessa? Quem participa, aonde? Mil perguntas. Assim como as possibilidades.

Depois do nosso "até mais", estive a rever coisas e lembrei-me do Clube da Esquina.
Afinal, não estamos a inventar nada. As coisas acontecem porque há afinidades e há vontades. O resto são desculpas e pretextos para não se fazer...

Você músico, topa um Clube?

Conheça este!


"No início dos anos 60, em Belo Horizonte (MG), jovens músicos começam a se encontrar na cena musical da capital mineira. Eles produziam um som que fundia as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, dorock’n’roll – principalmente The Beatles –, de música folclórica dos negros mineiros e alguns recursos de música erudita e música hispânica. Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a diversos cantos do país e do mundo. E é sobre esses músicos, sobre o Clube da Esquina, que falo agora.

Inicialmente representado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga, a turma mineira foi agregando uma constelação de instrumentistas e compositores. Ainda que juntos tenham apresentado uma nova perspectiva musical, o Clube da Esquina não foi visto pela mídia e pelos estudiosos como um movimento. Mas, sem sobra de dúvida, se constituiu apropriando-se de um alicerce oferecido por diversos movimentos musicais e culturais pregressos." 

Share:

0 comentários:

Pesquisar neste blogue

Categories

Popular Posts

Blog Archive

Visitors

Copyright © O Son varia com a L´Atitude | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com | Distributed By Blogger Templates20