sexta-feira, outubro 03, 2008

Somada num Flash...

Posted by with 6 comments

Oji nbá Somada...n torna xinti kel mesmo txeru, kel mesmo volta na nha vila iternu.


N bai Ku Vicenti di condutor, conversa era vida i obra di nôs tudo, música di fundo era Trás di Son.


Armando Napoleão Fernandes, Nhu Armando oji torna respira. Sê obra mereci 2 hora di atenson, pa um plateia di alunos ki di certeza ta bem tem más compromisso ku sês txon.

Momentu foi marcanti.

Ka sta da más pa brinca ku midjor i unico inventu di caboverdianu - lingua criolo.

Liceu di Txada Falcon sta bá carrega nomi dês homi pioneru i ki consigui pa profundadi di sê obra, apesar di um "squecimentu squisitu", projecta pa nôs tempu um contribuison incalculável pa estudo di criolo.

Más um referência simbólica finalmente erguedu na nha ilha.
Di saida di Somada, nha olhar ta cruza ku kês local ki marca nha storia.
Scola Grandi, Praça, nôs casa, Bolonha, Cruz di Pico i kel bentu frescu só di nha vila...

Dês bês nha condutor era...Kaká Barbosa.

Ami é sorteadu di ser di Somada.
Reacções:

6 comentários:

Anónimo disse...

Será impressão minha ou esta necessidade de alguns de vocês estarem constantemente a repisar que são uns verdadeiros sorteados por serem "di Somada"ou "di Praia", esconderá algum complexo mal resolvido? Para quê esta afirmação constante? Todos sabemos que vocês gostam, amam a vossa terra, e assim deve ser, mas esta ansiedade / necessidade / obrigatoriedade em, vai ou não vai, afirmar categoricamente isso até parece que vocês não estão bem certos... ou será que querem atingir alguém ou algum lugar em particular? Não sei, mas sinceramente parece-me exagerado!
Em geral vocês so recebem elogios no vosso blog, sobretudo da malta que voces elegem como "os maiores cá do burgo", o vosso "circulo de eleitos", mas pronto cá vai uma crítica...
Anaclara

Anónimo disse...

E já agora, voces, filhos da Assomada, poderiam explicar-nos quem foi “Napoleão Fernandes”, nome atribuído ao novo liceu de Santa Catarina? Na vida, vai-se vivendo e aprendendo e penso que seria muito util e didactico todos nós conhecermos quem foi este (grande) homem e o que fez para o seu concelho. Eu pelo menos estou interessada em saber e, ja agora, pediria o obséquio da informação ser passada em português, pelo simples facto de não conseguir entender cabalmente a lingua criola escrita! Espero que não considerem este pedido ofensivo...
Anaclara

Anónimo disse...

Hello Clara,

interessante o teu comentário.

Se você está realmente interessado em falar sobre isso e está aqui na Praia, aceita conversar sobre isso?

meu contacto é djinhobarbosa@gmail.com
PS: você por acaso não tem orgulho de onde você é?

Anónimo disse...

Claro! Mas a questão não é tanto se se tem orgulho...é mais: para quê repetidamente termos que publicitar o nosso orgulho, o nosso amor! Mas pronto, são critérios pessoais!
Eu acho que sendo o Sr. um filho da Assomada poderia dedicar, no seu blog, um espaço onde falaria sobre o Sr. Napoleão. Você disse: "Sê obra mereci 2 hora di atenson"...assim seriamos muitos a conhecer quem foi esse senhor e porque merece essa honra! É simples, ou não é?
Anaclara

Anónimo disse...

este tema é importante para mim.
bem, eu acho qu este espaço está aquém do que gostaria que fosse...para falar sim das coisas e pessoas do meio meio.

É que também parece ainda quase obsceno falar disto.

Se aceita conversar, para ser mais produtivo, ficava contente. já tem o meu email.

Djinho

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas afinal ao clicar no seu nome somos "linkados" ao jornal Liberal Online e a um pequeno artigo que explica quem foi este filho da Assomada! Tal como outros, só não entendo porque se diz que "terá falecido em 1969", não há registos? não há certezas?
Os meus parabéns a SC por mais uma estrutura educativa e por ter sabido homenagear "bons filhos da terra", ou seja, pessoas que o merecem.
Obrigado pela sua disponibilidade.
Anaclara