Nkrê un Son más Son...

segunda-feira, abril 21, 2008

Intelectual Ilheu - Um Coringa!


Acabo de sair de um seminário em que os palestrantes eram António Correia e Silva (Historiador) e Jose Carlos dos Anjos (Sociólogo).

Falava-se de Elites e Intelectuais Caboverdianos. Sua formação, trajectória e como tem se relacionado com a burocracia, o poder e sociedade.

As reflexões de José Carlos, deixaram uma imagem de um tipo de cidadão que "é" AO MESMO TEMPO político, burocrata, empresário, profissional liberal e artista.

Salta entre a esfera pública e privada com uma habilidade tal, servindo dessa forma para construir o que lhe é estratégico neste contexto nosso de hoje: o Capital Social.

Enfim, este intelectual é um autêntico "Coringa".

Por isso, ele é tudo menos intelectual, não se envolve com questões sociais e colectivas ou então "mede" cuidadosamente o seu envolvimento.

Enquanto for assim, as manifestações propostas contra a violencia, a falta de luz, a participação cívica entre outras coisas ficam fora da sua "agenda".

Material orgânico esse, não!

2 comentários:

Paulino Dias disse...

Alô, Djinho.

Pena não ter assistido a esta conferência (soube apenas pela TV depois), é um tema que acho muito interessante. Mas confesso que não entendi o teu post...

Abraço,
Paulino

Da Caps disse...

Jovem,

bocê tita dzé uns côza...
e de se lhe tirar o chapéu..

djan sta começa ta odja rigor, e discusson di cusas qui realmente ta interessa num blogosfera que se diz formada e interessada.

No doubt qui CV ta toma rumo certo (na diversas áreas) hora qui assuntos relacionado co ques bus 2 últimos post começa ta ser lebado a sério.

Na verdade problemas reais di CV ta começa exactamente na quel qui bu caba di menciona nes post.

Follow Us @soratemplates