Nkrê un Son más Son...

quarta-feira, março 26, 2008

Lusofonia - Breaking News!


Alguém me "xeretou" ontem no ouvido que o próximo programa da "lusofonia" a ser emitido a partir de Cabo Verde é "Portugal no Coração".

E como ainda há esta paixão comum que nos une, o próximo ainda será "Praça da Alegria".

Epa! Já agora que tal fundir as estações de TV?

Esta fusão com ajuda da matemática daria:

RTC = RTP

TC = TP

C = P

ou seja, Cabo Verde igual a Portugal. Eureka. Paixão de um pelo outro explicada.

Mas enquanto isto não acontece, sugeria uma certa reciprocidade lusófona.

Por exemplo, imaginem o 180 grau do Vicente ser emitido a partir do Colombo em Lisboa, praça dos criolos na Metrópole, para ser visto também de Faro a Trás os Montes.

Isto é que seria "bué da fixe"....

3 comentários:

hiena disse...

ah ah !! um gaj ja da na pedra kez aula de matematica...daqui a nada é Cabogal ou Portoverde...lol

Alex disse...

E por que não, Djinho? Falta de ambição? Falta de coragem? Falta de ousadia? Por que não????
E já agora, por que não alguns programas "Nha Terra Nha Cretcheu" realizados da chama diáspora? Também por lá (na diáspora) há imensas ilhas Cabo-verdianas para dar a ver. Por que não?
Falas em RECIPROCIDADE. Pergunto, se esta é matéria de dádiva, ou de conquista? Temos que ser nós a ganhar, por mérito, e com mérito, essa batalha. A nossa música, A DA BOA, hoje não pede reciprocidade a ninguém. Porquê? Porque conquistou esse espaço arduamente, e sem lamúrias. Por isso orgulho-me de TODOS OS NOSSOS MÚSICOS que deram o seu contributo para este feito. Tornaram a nossa música maior do que a soma dos seus contributos, maior do que nós próprios. Que conquista!!!
Por que não assumirmos de uma vez por todas esta nossa Cabo-verdianidade ampla e abrangente (uma riqueza ímpar, e o outro nome da nossa Crioulidade, e não um empobrecimento), que já não cabe (nunca coube!) no espaço concentracionário das nossas 10 ilhas?
Por que não pôrra!!!!!!!!!!!!!

ZCunha

P.S.- Quanto aos programas que para aí são "exportados" (Lusos ou não), direi apenas que cada um tem o que a sua exigência merece, ou o que as circunstâncias permite. É assim , mas não será sempre assim! Mas tb estou certo que se perguntarmos ao POVÃO o que eles acham, 90% não se importaria nada de ver todos esses programas que aí citas emitidos de Cabo Verde. Provavelmente até adorariam. A questão é bem mais funda, meu caro. Ao povo dá-se o que ele gosta. Os políticos já descobriram isso há muito. O resto são estórias.
Abç's

Alex disse...

Lusofonia - Breaking News!

Os Bloger's do universo Lusófono convocaram para as cidades-capital dos respectivos países uma MEGA MANIFESTAÇÃO contra a INVASÃO, AGRESSÃO, e VIOLAÇÃO DOS DIREITOS do povo Tibetano, pela China colonial-imperialista.
Toda a Rede/Net parece estar a responder massivamente ao apelo.
A Manifestação terá lugar no próximo dia ___ de ________ de ____ , pelas __,__h, frente à Embaixada da China de cada um dos Países.
Primeiras informações indicam, que Cabo Verde foi o primeiro país a organizar-se, e que a adesão é muito significativa. Espera-se que sejam os atletas olímpicos trajados a rigor a abrir um cortejo estimado em mais de 10.000 pessoas, transportando uma chama olímpica e pombas brancas. Todos os manifestantes foram convidados a levar um lenço amarelo em solidariedade com o povo do Tibete. A Minfe será pacífica, sem cartazes ou palavras de ordem. Far-se-á meia hora de silêncio, ponto culminate da manifestação.

Fonte: Reuters; Ass Press; BBC; France Press

(Ouvi uma voz que me dizia:
- Zé, acorda que já é tarde. Estavas a falar alto, e ainda acordas os vizinhos. Adormeceste e estavas a sonhar.
- Vá anda para a cama!
Olhei estupidamente para quem me chamava, e ... fui!)
ZCunha