sexta-feira, novembro 09, 2007

A Semana (Re) Conhece os Blogs made in CV!

Posted by with 6 comments

Acabo de ver o texto da Chissana sobre os blogs CV no Asemana papel. Senão me engano o primeiro do género na nossa imprensa.

Para mim este artigo tem um valor importante. Significa o inicio de um reconhecimento da imprensa "séria" a um grupo largo de pessoas que escrevem coisas diversas e que muitas vezes são noticias. Pode ainda significar o inicio de uma forma de relacionamento caracterizada por um elemento importante que os blogs trazem que é a diversidade, a flexibilidade e sobretudo a dinâmica dos chamados "posts".´


É que um post, pode ser um verdadeiro breaking news para o jornal ou para a TV a meu ver.

Claro, para isto há que reconhecer primeiro a existencia e também a qualidade da informação produzida. Para se perceber isto é só dar uma vista de olhos nos blogs odiaquepassa.blogspot.com da Margarida Fontes, albatrozberdiano.blogspot.com do Filinto ou ainda alamarginal.blogspot.com do Abrãao Vicente, que por sinal senão me engano, não foram mencionados no texto.

A Chissana, Kamia de sopafla.blogspot.com, deu um ponta pé de saida com este artigo que acredito será um marco definitivo neste assunto. Talvez por ser ela mesma das blogueiras mais antigas da comunidade.
Parabéns pela iniciativa.


Deixo aqui, um comentário que encontrei na net há dias.
"Whether or not anyone reads your blog is not the primary goal, but if you do it well, and if you do it often - and if you do it well, and often, for long enough - you can build a reputation, and surprising things can happen: freelance work can come to you; you can be contacted by a journalist looking for ‘expert’ opinion; or, best of all, you’ll be at that interview, and the editor turns to you and says: “I’ve read your blog. It’s very good.”
Reacções:

6 comentários:

Anónimo disse...

meu caro, blog ê importante, ma
ê ca más di qui um meio di pessoas expressa ses opinion.
logo valor qui ê tem ê isso mesmo, mero opinion pessoal.

vantagem de blog, como meio de expressa opinion (pessoal), ê simplicidade de acesso a el (opinion) pa parte de outrem.

tanto ê qui dono ê livre de aceita ou não comentários qui ta bai contra se filosofia, moldaldo por isso opinions qui ta sta disponível

portanto, ca nu emociona tcheu nem tenta cre impõe blog como meio fidedigno de conceitos

da caps

Cesar Schofield Cardoso disse...

Meu caro Da Caps, o que é isso de "meio fidedigno de conceitos"? Achas que os meios "oficiais" de comunicação são "meios fidedignos de conceitos"?

Um blog na verdade é uma coisa muito pessoal. Mas a verdade também é que opiniões muito pessoais, de pessoas com opiniões pessoais muito pertinentes, já chegam a criar grandes debates a nível de uma nação.

Outra coisa maravilhosa acerca dos blogs: é uma óptima forma de exercer a cidadania, pelo direito à opinião, sem a complicada aparelhagem dos meios oficiais.

Um blog é um "speach corner" onde todos podem dizer as suas coisas. Há milhares de blogs, mas somente alguns são referência, porque os seus próprios autores são uma referência; porque são reflexões sérias sobre a pessoa, a sociedade, o país e o mundo; porque são reflexões sérias sobre a vida, as coisas, os sentimentos e os sentidos.

Tomara que, em vez dos 5 blogs que tenho como referência, passem a ser 50!

Blogger vocês merecem.

Chissana Magalhães disse...

Djinho, como eu disse, eu espero que este seja o primeiro artigo sobre o assunto. Muito ficou por dizer e muitas pessoas ficaram por expressar-se.
Na verdade, eu menciono sim o blog da Margarida, que até contactei para participar na matéria; coisa que por razões que me ultrapassam não aconteceu.
Vários blogs e blogueiros ficaram por ser citados (para além dos que referes)devido a estrutura do texto e à escassez de tempo, e eu espero que ninguem se sinta preterido porque numa segunda oportunidade gostaria de contar com a colaboração de todos.

Quanto ao comentário do anónimo acima, ele está equivocado. Há blogs com mais conteúdo do que somente opiniões. E alguns poucos conseguem mesmo ter posts de nível jornalistico.
Não, não estou a falar do meu:)

Hugs

Pura eu disse...

Meus caros,
Há dois anos A Semana já tinha feito uma matéria sobre os blogs, assinada pela jornalista Glaucia Nogueira.
Kamia, vi a tua mensagem bem depois do envio, mas acredito que a minha não participação não beliscou a pertinência do teu artigo. Outras oportunidades virão.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

you got it césar
blog ê na verdade tudo o q bu fla

e de facto meios "oficiais" de comunicação també nem sempre ê fidedigno de conceitos. aliás n' ê um apreciador di blog multimérdia precisamenti pa precisão qui ê ta exige di meios "oficiais" (e não só) hora di trata certos assuntos

só qui també tem ppl pamó tem blog, foto a rodin pensador e ta fla 1s bacurada, ta pensa ma ê intelectual

da caps

Anónimo disse...

O texto que saiu na Semana há dois anos foi assinado pelo jornalista Pedro Cardoso, não pela Gláucia Nogueira.