Hello Tcheka - Em vez de Lonji, Nu Kodji...

4:06 da tarde Angelo Barbosa 4 Comments


Caro Tcheka,


0. Antes de mais aquele abraço. Espero que estejas bem e pronto para ouvires as reacções sobre Lonji.


1. Para mim o melhor tema do disco é Fla Mantenha.


2. Não pude perceber a ideia da ausência do Baixo em todo o Disco. Por acaso esta ideia até que funcionou em dois ou três temas. Generalizar para a totalidade do CD me pareceu até amordaçar o teu próprio "groove".

3. Fiquei com a sensação de que aconteceu alguma opção esquisita com a originalidade e capacidade de "sair" do Hernani. Foi também opção da produção? Senti imensa falta do Hernani e do seu rasgo de guitarra a completar e recriar a tua.
É que fica dificil aceitar ligeiros floreados de guitarra do Hernani...

4. Sinceramente tinha uma enorme expectativa sobre o delta que o Lenine podia trazer ao teu som. As vozes estão a quem do que se podia fazer e mesmo os instrumentos escolhidos para improviso ficaram tímidos para a qualidade de músicos que de certeza Lenine tem à mão.

5. Para não ser longo Tcheka, senti falta de um outro som. Estive a matutar a noite toda para procurar perceber. Estou a ser sincero em dizer que senti falta do Hernani, do Angelo, do Kisó e Houss. E de ti por cima desta base. Acabei de saber que o Hernani já não faz parte da tua Banda. Triste!


6. Este CD poderia muito bem ser uma oportunidade. Estes ditos "jovens músicos" criaram contigo a fórmula do sucesso "ARGUI" e "NU MONDA".
Lonji poderia ser um "NU KODJI"... uma experiência já mais madura que em condições de melhor produção e sobretudo de relações diferentes com os músicos permitisse a tua música atingir uma outra escala.
Mas como sei muito bem, tudo isso são opções e decisões que se tomam.

Sucesso Sempre e força.

Djinho Barbosa

You Might Also Like

4 comments:

Sams disse...

Mal soube que já estava a venda o novo CD do Tcheka, corri pra Harmonia, temendo encontra-la fechada (pois já passava das 6:00).
Comprei o CD "lonji" e corri de novo pra casa pra ouvi-lo. Pelo caminho já tinha lido a ficha técnica pra saciar a curiosidade (Lenine, Mestre Marçal, nomes sonantes).
Pus o CD para tocar... Ouvi o primeiro track e disse pra mim mesmo, deve estar no segundo. Pus o segundo e fiquei à espera do terceiro. Enfim, acabou o disco sem achar.
Djinho, agora que li teu post vejo algumas coisas que procurava nesse disco, mesmo sem saber o que eram (obrigado pelo enlighten).
Não sei se tinha um expectativa exagerada por ser Lenine o produtor, mas a realidade é que, apesar de ter gostado de alguns temas individualmente no "Lonji", passei a gostar ainda mais do "Nu Monda" e muito mais do "Argui" como disco.

Muita saude, muita paz e sucessos ao nosso Tcheka

Salim disse...

Realmente, acho que o Djinho diz tudo quando escreveu "senti falta de um outro som", e falou acerca dos outros músicos que acompanhavam (e complementavam) o Tcheka.

Quanto ao meu "play-by-play", foi uma cópia quase que "chapada" da experiência do Sams (saber que o CD estava à venda, correr para comprá-lo, correr para ouvi-lo, e assim por diante).

Também para mim, e sem querer minimizar o "Lonji", acho que este serviu para acentuar ainda mais o quão bom foram "Argui!" e, especialmente, "Nu Monda".

Bons tempos... Esperemos que regressem.

1 love

"Publicaram nos jornais extensas e fundamentadas críticas ao novo CD de Tcheka"

"As opções estéticas do novo disco de Tcheka causam grande polémica"

"O novo disco de Tcheka provoca grandes debates televisivos"

"Relativismo Cultural, Globalização e outros importantes temas discutidos, a propósito do lançamento do novo disco de Tcheka"

...Estes seriam os títulos noticiosos que eu desejaria ouvir. Estas seriam as reacções que eu gostaria de sentir por parte da minha sociedade. Mas em vez disso...apatia, pseudo-debate, laisser faire, laisser passer, ministros em discursos elogiosos de ocasião, "intelectuais" pastando e um país inteiro a querer ser uma importante nação, sem ao menos perguntar "o que é isso?".

No entanto, I have a dream: que os blogueiros desta terra venham a ter impacto nesta terra, de cada vez que emitem uma opinião. Os blogueiros (alguns é claro) tem sido um verdadeiro "falar a sério", para grande vergonha dos orgãos "oficiais" de comunicação (se é que têm vergonha)

Obrigado malta.

(A parte inicial do texto deste post é inspirado directamente de um conto de Dina Salústio. Obrigado Dina)

Abraão Rodrigues disse...

"Kada um tem se opinião, nu tem ki respeta, e cada um ta expressa kel ke sabi, Nu prendi obi MUSICA primero antis di fala so pa fala"

Ku saida di Hernani musica di Tcheka ka ta ser mesmo, Hernani tem um encaixa di harmonia perfeito na Musica di Tcheka, é pena ki alguns produtores (ki ka tem nada di produsom mas es ta trazi so confusom) es ta fica ta politiza nos musica...

Bom Voltando pa "Longi" é um bom Album, nu prendi obi um pouco di bom Musica...
Força Tcheka pa bu contributo pa nos Musica, e pa nos cultura...