quarta-feira, maio 16, 2007

Praia.Mov 2007

Posted by with No comments


O Manifesto


Praia.Mov é uma expressão artística, contemporânea, urbana, que procura um novo discurso estético para a Arte e a Cultura que se desenvolvem na cidade da Praia.

Enquanto atitude de cidadania, Praia.Mov exige a inscrição da Arte e da Cultura na agenda do desenvolvimento da cidade, não como elementos decorativos e ilustrativos, mas sim como actos de reflexão interventores e críticos, procurando contribuir para uma sociedade cosmopolita, humanista, comprometida com a comunidade e o meio ambiente, assente em princípios de liberdade e tolerância.

Enquanto acto de criação artística, Praia.Mov procura olhar para a cidade sem juízos de valor, tal como ela se apresenta, com a sua textura e paleta próprias, com a sua diversidade, as suas dinâmicas e as suas contradições. Procura libertar-se de imagens edílicas estereotipadas da Cultura, para construir, ou reproduzir novas formas a partir dos elementos novos que oferece a cidade.

Praia.Mov inspira-se nos valores universais da arte contemporânea, que é democrática porque deixa de ser apanágio de uma elite de produtores e consumidores para estar acessível a um público maior ao sair das academias e museus e assumir-se presente em todos os aspectos da vida quotidiana, que é transgressora porque rompe com códigos conduta conservadores e contesta a ordem imposta, que é expansionista porque ultrapassa limites à criação, que é exploradora porque propõe novas possibilidades, novos meios de expressão e novas formas de fazer, dando assim liberdade aos artistas de estarem comprometidos unicamente com a honestidade e a qualidade na apresentação da sua obra.

Ao posicionar-se como arte contemporânea, Praia.Mov não se compromete a preservar e conservar a Cultura, mas, pelo contrário, baseando nos seus elementos, rompe com os seus limites para alargar o próprio campo da Cultura.

Reacções:

0 comentários: