Nkrê un Son más Son...

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Nhara Santiagu - Un Padás di alma di Nhonhó Hopffer!



“Djinho, nsta conta ku bó na nha disco”.
Esta é a frase que ouvi logo que Nhonhó começou o seu projecto.

Segui mais ou menos a fase de preparação e gravação do CD.
Deu para sentir a grande carga de entusiasmo e a entrega do Hopffer às músicas.

A pontaria do Nhonhó começa com a escolha do reportório. Cantar BLeza, Betú, Sema Lopi, Antero Simas, Nhelas Spencer, Kaká Barbosa, Mário Lucio, Kim di Santiagu e Zezé di Nha Reinalda significa ter requinte na escolha. E claro impõe uma responsabilidade a quem canta.
´
Isto já foi dito.
O que acho que ficou por dizer é que Nhonhó é um cabo-verdiano de sorte.
Sorte tamanha por ter os amigos que tem. Muitos músicos; gente que ao se encontrarem para dedicar um disco a pequena Nhara Santiago, foram buscar o melhor da sua sensibilidade.

Resultado! Música…
Música que vem para ficar. Nhonhó será sempre lembrado por ter dado esta oportunidade há música para se revelar sempre com mais qualidade.

A meu ver o projecto Nhara Santiagu tem um significado simbólico de alto valor por promover uma celebração da amizade e/ou admiração que Nhonhó tem pelos compositores que escolheu para cantar e, por outro lado, por deixar de forma clara a sua paixão por esta ilha de Santiago que ele há de defender sempre com garra.

Nhara Santiagu (de Mário Lúcio), Kor di Fodjada (de Kaká Barbosa) e Nha Terra Scalabrod ( de Nhelas Spencer), são temas obrigatórios no repertório da própria caboverdianidade.

De uma coisa tenho a certeza. O sucesso deste disco não vai acontecer hoje, nem em nenhuma sala de Paris. Este sucesso virá sim, quando Nhara Santiagu, a filha, crescer.

Son di Santiagu agradece a todos, especialmente aos músicos que participaram no projecto.

Obrigado Nhonhô por este edifício. Posted by Picasa

1 comentário:

Mito Elias disse...

A par de tudo q o Barbosa citou, queria acrescentar, de q a voz rouca confere ao Nhônhô um estatuto vintage. - Parabéns !

CVmente

Mito

Follow Us @soratemplates