Nkrê un Son más Son...

quinta-feira, outubro 26, 2006

Ricardo de Deus - A música em Fragmentos!!!


Ricardo de Deus vai lançar amanhã Fragmentos.
Ontem passei noite a dentro a ouvir o disco.
Gostaria mesmo de dizer a estudar música com o disco.
Há muita “coisa” ali, muita coisa de conceptual para se perceber e entender.

Claro, isto vai ficar para cada um há medida que se vai envolvendo com as músicas, melhor, temas que constituem Fragmentos.

O que admirei neste disco é a dimensão harmonia. Desde que vi Ricardo pela primeira vez, constatei que ele me surpreende, me finta com a sua capacidade harmónica.
Isto a meu ver deve-se ao facto de Ricardo ser capaz de fragmentar a música. Ele estuda e dedica-se ao estudo. Depois ensina.
Pessoalmente, tenho para mim que este trabalho do Ricardo em disco é uma contribuição de valor para um meio como o nosso, onde a música está ainda longe de ser objecto de estudo.
É incrível, como tudo isto é mesmo assim quando ouço, por exemplo o tema Morna Brasileira. È coisa de arrepiar. Uma lírica lindíssima da Vera (que surpresa minha amiga!!!), musicada e arranjada com arte sublime do Ricardo.
Nunca, vi a Teté Alhinho melhor. Uma interpretação nota 10.

Agradeço a todos os músicos pelas suas sensibilidades que puseram em Fragmentos, sobretudo aos nossos, Ney, Duka, Houss, Teté, Peri, Ângelo e Kisó.
Houve música e parabéns Ricardo!!! Posted by Picasa

3 comentários:

Anónimo disse...

Djinho,
O teu texto está incrivelmente fascinante! Obrigada pelo teu constante apoio! No entanto, gostaria de te pedir, que corrigisses uma pequena coisa: ontem, dia 26/10, não foi o lançamento do cd, mas sim uma apresentação formal aos patrocinadores, imprensa, musicos participantes, familia e convidados do CCP, promotor do evento. O lançamento ocorrerá no próximo dia 03 de Novembro, no Tabanka Mar. Agradeço desde já a tua atenção para o facto. Aquele abraço amigo,
Vera de Deus

Mito Elias disse...

Caro Djinho :

Q bonito o teu txt sobre o teu colega Ricardo. Uma verdadeira lição de civismo. Um penedada na papalama !

1 abraço a todos !

Mito

Houss disse...

Oi, Ginho, sempre igual a ti proprio, gostei do texto, a msg estava mesmo "deliciosa", como diz o nosso carissimo Mito, ... verdadeira lição de civismo", força Ginho, parabens e um grande abraço ao Richardo, o Cd está mesmo lindo, (sou suspeito)
Viva a Musica, universal.