sexta-feira, outubro 20, 2006

De Lisboa!

Posted by with 1 comment

Cheguei em Lisboa...
Telefonei ao Humberto Ramos. Pessoa que fiz questão de procurar para conhecer de perto.
Além de músico e profissional sério, Humberto procura um sentido para o que faz.
A nossa conversa foi rápida. Convidou-me para assistir a um encontro que ia acontecer às 18h na Associação Caboverdiana.

Lá fui. Entre bons amigos e conhecidos estavam lá o Paló, a Celina Pereira e Zé Afonso.
Ouvi com atenção as preocupações do pessoal.
A ideia é clara. Precisa ser criada a Associação dos Artistas Caboverdianos em Portugal. Já não dá, não é mais possivel continuar da forma como tem sido. Há experiência e percurso suficientes para que este segmento rico de caboverdianos marque a diferença, mas de forma mais organizada.

Perguntaram-me sobre "como vão as coisas em Cabo Verde".
Penso que nas ilhas ainda impera a informalidade e mais do que isso a eterna marca crioula de que "eu sei, eu faço sózinho...", sem a necessidade de outros.

Falta sim em Santiago, em Cabo Verde, um ambiente de referência, aonde os artistas de forma geral vão buscar, por ali construirem, discursos comuns.
Não consigo ver contribuição com substância e que agrega valor fora desta lógica.

Enfim, deixo a minha admiração ao pessoal de Lisboa que sonha em construir espaços comuns para os seus projectos. Só espero que isto tenha eco na ilhas. Afinal, até agora tudo que foi bom para Portugal também foi Cabo Verde.

Força a todos!!!
Reacções:

1 comentários:

ColardeEstrelas disse...

Bem vindo à cidade das sete colinas, berço de mar e de gentes coloridas de fados e mornas...

Bom trabalho