Música e Cabo Verdianos em Lisboa - Vladimir Monteiro

12:59 da manhã Angelo Barbosa 0 Comments


Recebi esta informação de uma amiga de Portugal que se interessa e gosta da música das ilhas. Pelo interesse aproveito para divulgar.
Um obrigado à Ilda, e claro parabéns ao Vladimir pela obra e pela ousadia em fazer este trabalho ao que parece "contra mar e ventos".

-----------------
NOTA DE IMPRENSA

O jornalista cabo-verdiano Vladimir Monteiro vem por este meio anunciar o lançamento on-line do seu livro MÚSICA E CABO-VERDIANOS EM LISBOA, neste sábado, 29 de Julho.

A obra, resultado de uma grande reportagem realizada entre 2000 e 2002 e que tem sido progressivamente actualizada, podendo ser consultada acedendo ao site

http://caboindex.com/musica/index.php

Este primeiro livro cabo-verdiano na Net deve-se às dificuldades do autor em encontrar, durante este período, um interessado na publicação da edição em papel.

A edição on-line nasceu de uma proposta dos webmasters cabo-verdianos José Monteiro e Marlene Nobre, da Caboindex, em Lisboa. É deles a ideia, concepção gráfica e várias fotografias. Por seu turno, o designer português André Seguro concebeu a capa da obra.

Visto o papel da net, o autor conta com a vossa rede de conhecimentos para fazer chegar este livro aos amigos e a todos as pessoas que se interessam pela música em geral e pela música cabo-verdiana em particular.

Sobre a obra, apenas dizer que tem três capítulos:

- "Rostos de Lisboa" (os precursores, os jovens e os músicos de que nunca se fala);

- "Aqui faz-se música" (informações sobre o papel dos bairros e dos restaurantes; como e onde gravar ; a relação que os pintores cabo-verdianos de Lisboa, como Mito ou David Levy Lima, mantêm com a música);

- "Encontros lusófonos" (uma selecção de textos variados que falam de Lisboa, bem ou mal, assim como o encontro entre os músicos crioulos e lusófonos na capital portuguesa).

Finalmente, o livro tem dois anexos sobre as músicas de Cabo Verde e sobre a imigração cabo-verdiana em Portugal. Posted by Picasa

You Might Also Like

0 comments: