sexta-feira, maio 12, 2006

Casa da Cultura - Back to the Roots

Posted by with 1 comment

1. A Casa da Cultura levantou voo, está de câmara na mão mais a sensibilidade necessária a fazer um autêntico “back to the roots”. Um encontro directo e livre com protagonistas/anónimos da cultura. Um conceito "Djazzy". No programa de ontem, 11 de Maio, Abraão Vicente deu voz a pessoas para as quais a cultura vive-se no dia a dia. Pessoas para as quais a Tabanca sempre esteve na moda. Apenas querem é continuar a poder sentir e fazer Tabanca. Faltam tambores, cornetas, uniforme, mas não a vontade de fazer. Enfim vale a pena ouvir o discurso sobre a cultura também na origem, onde a “coisa” é cozinhada.
2. Pelo menos em Santiago, “nta mora li” dja pega. Fica a impressão de que para além do simples dizer “nta mora li” as pessoas, crianças, jovens e velhos de alguma forma se identificam também com o que estão a ver.
Ou seja, Cabo Verde e sua gente na TV.
3. Fico a imaginar se o programa ganhar a capacidade e mobilidade necessárias para, seguindo esta abordagem, mostrar todos os cantos de Cabo Verde que realmente fazem cultura…Asi, tudu ilha ta mora li... Posted by Picasa
Reacções:

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Djinho!
Antes demais permita-me parabeniza-lo por este site e pelo estrondoso CD com que nos presenteaste.

Quanto a Casa da Cultura: penso ser um programa que de ponto de vista psico-sociológico e antropológico resssucitou um animo cultural subjacente responsável pela ligação inconsciente e uma forte interação dos povos desta ilha.

Demonstra - o programa - que a cultura é viva, ou seja, que é algo que não vai acontecer, mas que está acontecendo nas urbes e no meio rural.

Está o apresentador do programa - Abraão Vicente de Parabéns e eu desejo mta sorte, força e humildade...

JV